segunda-feira, 2 de março de 2015

Amizade e trabalho


Não é todo mundo que tem a oportunidade de trabalhar com o que ama. 

Não é todo mundo que tem uma história de amizade que resulta em outras boas histórias, e que pode resultar, um dia, em livro.

Mas felizmente comigo foi assim.

É por isso que me sinto privilegiada e presenteada. Pela amizade dela e por um dos muitos frutos dessa amizade.

Esse é nosso primeiro livro juntas, da minha amiga Diana e eu. Também é criação da Diana a arte que personaliza este blog.

Linda, não? Admiro demais, mas não me surpreende que seja assim. Quem conhece o trabalho da Diana sabe do que estou falando. Esse livro é mais um de seus trabalhos, e o meu primeiro, para literatura infantil. Foi Diana que me incentivou a escrever. Com isso, aprendi que os bons amigos sempre nos estimulam a ser as melhores pessoas que podemos ser. A fazer aquilo em que somos realmente bons.

O bom pastor e a ovelha perdida é uma das minhas histórias preferidas da infância.

O que mostra como é importante lermos para nossos filhos. A história contada aqui tem relação estreita com as histórias que eu ouvia de minha mãe quando criança. Tive essa sorte. Minha mãe leu para mim, e muito. Fui uma criança leitora. De forma que o texto do livro, eu fiz como se contasse a história para minha filha. Da maneira mais poética e lúdica que consegui.

Diana, por sua vez, com toda a sensibilidade, abordou essa história em ilustrações cheias de encanto e cor. É para os olhos da criança que ela desenhou. É para inspirar a criança a fazer seus próprios desenhos que ela traçou cada linha e contorno.

Um livro feito com amor.

Helena, nossa personagem, é inspirada na Helena real. Mas a Helena do livro não tem cor. Ela pode ser loira, ruiva, oriental, negra ou morena. Do jeito que a criança leitora quiser imaginar, ou imaginar a si mesma. A ilustradora deixou essa lacuna para ser preenchida ativamente pela imaginação da criança que lê.

Essa obra foi feita com muito carinho. Vale a pena.

5 comentários:

  1. Nossa! Muito bom Viviane. Sempre gostei de ler o que você posta. Deus lhe concedeu este dom, de colocar no papel exatamente o que acontece conosco, ou o que pensamos. Que Deus lhes abençoe a você e a sua amiga Diana.Legal também a Diana deixar por conta da criança a cor da Helena, afinal de contas chega de padronizar os personagens como brancas de olhos azuis. Curti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Anatália, pelo carinho e consideração! Espero que você aprecie o livro! Um beijo!

      Excluir
    2. Anatália.. eu amo quebrar esteriótipos! kkk, num próximo livro, quem sabe, farei uma criança azul, laranja ou roxa.. :)

      Excluir
  2. Vivi querida espero ver sempre de pertinho teu sucesso! Você é talentosíssima com as palavras! te amo e admiro muito minha amiga! bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Didi, sem palavras! Só tenho carinho e gratidão por você! Te amo! Beijos!

      Excluir